Forma Farmacêutica e Apresentação:
Suspensão 60 mg/mL: frasco com 100 mL, 150 mL ou 240 mL + 1 copo dosador. Embalagem com 1 frasco.
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Gelnat hortelã
hidróxido de alumínio ........................................... 60 mg
excipiente q.s.p. ...................................................... 1 mL
Excipientes: aroma de hortelã, sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol, álcool etílico e água purificada q.s.p. 1mL.
Gelnat morango
hidróxido de alumínio ........................................... 60 mg
excipiente q.s.p. ...................................................... 1 mL
Excipientes: aroma de morango, sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol, álcool etílico e água purificada q.s.p. 1mL.
O Gelnat® é indicado como antiácido, coadjuvante no tratamento de úlceras gástricas e duodenais e esofagite de refluxo.
O Gelnat® atua como antiácido, neutralizando o ácido do estômago ao reagir com ele, formando cloreto de alumínio e água. Isso ajuda a reduzir a acidez e protege a mucosa estomacal. Além disso, pode estimular a produção de bicarbonato, muco e prostaglandinas, que ajudam na proteção e regeneração do revestimento do estômago.
Sua ação no estômago dura cerca de 20 a 30 minutos, devido ao rápido esvaziamento gástrico.
Contraindicações
O Gelnat® suspensão é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer componente da formulação, hipofosfatemia, doença dos rins ou obstrução intestinal.
Deve ser usado com precaução por portadores de doenças renais.
Precauções
O uso contínuo pode causar deficiência de fosfato, ou que pode levar a problemas ósseos, como osteomalácia. Pacientes que utilizam hidróxido de alumínio por longos períodos devem ser monitorados e, se necessário, fosfato suplementar.
Em pessoas com insuficiência renal, o uso pode causar acúmulo de alumínio no corpo, causando problemas como encefalopatia (problemas neurológicos) e osteopatia (problemas ósseos). Nesses casos, o hidróxido de alumínio deve ser usado com cautela.
Pode causar constipação (prisão de ventre) como efeito colateral comum. Para minimizar esse efeito, é importante manter uma dieta rica em fibras e ingerir bastante água.
Gravidez e Amamentação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Não é aconselhado seu uso principalmente no primeiro trimestre de gravidez.
Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Idosos
Pacientes idosos são mais sensíveis aos efeitos do alumínio, especialmente se tiverem função renal comprometida.
Interações Medicamentosas
O hidróxido de alumínio pode interferir na absorção de medicamentos, por este motivo, deve ser administrado 2 horas antes ou depois do uso de outros medicamentos.
Gelnat® não deve ser administrado concomitantemente a antibióticos contendo tetraciclina em qualquer de seus sais, pois pode interferir com a absorção destes últimos.
Atenção: Contém sorbitol.
Este medicamento contém álcool (etanol) e pode causar intoxicação, especialmente em crianças.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Cuidados de armazenamento
Gelnat suspensão deve ser mantido em sua embalagem original e conservado em temperatura ambiente (entre 15°C - 30°C). Proteger da luz e umidade. O prazo de validade de Gelnat suspensão é de 24 meses após a data de fabricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas
Gelnat® suspensão é um líquido branco, suspensão viscosa, a partir do qual pequenas quantidades de líquido claro podem se separar em repouso.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
A dosagem usual é de 5 a 10 mL de Gelnat®, 4 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições, e antes de deitar, ou a critério médico.
Agite antes de usar.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Caso você tenha se esquecido de tomar uma dose, tome o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e tome somente uma única dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Por possuir ação adstringente, o Gelnat® e todos os seus derivados podem causar constipação.
A administração de altas doses pode causar obstrução intestinal.
O Gelnat® pode provocar náuseas e vômitos.
A administração de Gelnat® a pacientes com dieta pobre em fosfato pode ocasionar a depleção de fosfato acompanhada pelo aumento da reabsorção óssea e hipercalciúria com o risco de osteomalácia.
Os sais de alumínio são pouco absorvidos pelo trato gastrintestinal, e os efeitos sistêmicos são raros em pacientes com função renal normal. Em pacientes com comprometimento renal crônico, o acúmulo de alumínio pode provocar osteomalácia ou doença óssea adinâmica, encefalopatia, demência e anemia microcítica.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Diarreia ou prisão de ventre.
Reações desconhecidas:
Reações de hipersensibilidade como prurido, urticária, angioedema e reações anafiláticas. Hiperaluminemia; hipofosfatemia em uso prolongado, ou em altas doses, ou mesmo em doses normais do produto em pacientes com dieta pobre em fósforo, no qual pode resultar em aumento da reabsorção óssea, hipercalciúria, osteomalácia.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Em casos de ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.
Sintomas relatados de superdose aguda incluem diarreia, dor abdominal e vômito.
Altas doses deste produto podem provocar ou agravar obstrução intestinal e ileus em pacientes sob risco.
O alumínio é eliminado através do trato urinário; o tratamento da superdose aguda consiste em reidratação e diurese forçada. Nos casos de deficiência da função renal é necessário hemodiálise (procedimento que filtra o sangue) ou diálise peritoneal (processo de filtração do sangue através da membrana abdominal onde ocorre a retirada do excesso de água e substâncias que não são mais aproveitadas pelo corpo e que deveriam ser eliminadas pela da urina).
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
MEDICAMENTO NOTIFICADO
Farm. Resp.: Drª Nandiara Sullyvan de Souza
CRF/MG n° 44.806
Notificado e produzido por:
Nativita Indústria e Comércio Ltda.
CNPJ 65.271.900/0001-19
Rua Paracatu, 1320 - Bandeirantes - Juiz de Fora /MG
CEP 36.047-040
www.nativita.ind.br - Indústria Brasileira
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação de um profissional de saúde.
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |